Toda mulher que já tentou emagrecer pelo menos uma vez na vida, conhece o efeito platô!
Explico: quando a pessoa perde muito peso, a partir de um ponto, o ponteiro da balança estaciona e na maioria das vezes, bem antes de atingir o peso ideal. Esse é o efeito platô!
Nesse momento muita gente dessiste da dieta. Por isso é tão importante saber como superá-lo!
Acontece que o corpo humano é um excelente poupador de energia. Quando percebe que a ingestão de energia (calorias) diminuiu, ele começa a estocar energia em forma de gordura. É nesse momento que a pessoa não consegue mais seguir a dieta e a balança estaciona. É preciso persistir, com inteligência e dedicação, porque a natureza é poderosa.
Algumas dicas:
*Continue a dieta - com o tempo, o organismo se acostuma com os níveis mais baixos de energia e volta a ter seu funcionamento normal, sem armazenar gordura. Procure seguir um programa alimentar preparado por nutricionista ou médico. O planejamento da dieta não é coisa para amadores.
*Cuidado para não perder músculo - dietas com grande perda de peso em pouco tempo levam à perda exagerada de massa muscular. Isso faz o metabolismo ficar mais lento, pois o músculo gasta energia para sua manutenção, ou seja, se você fizer uma dieta radical, vai perder músculo demais e o seu metabolismo vai ficar mais lento! Resultado: o efeito platô vai se instalar.
*Aumente sua massa muscular - Não pense em fazer
apenas atividades aeróbias, como caminhada e corrida. Inclua na sua rotina atividades como musculação, pilates e outras que ajudam a aumentar sua massa de músculos, contribuindo para manter o seu metabolismo acelerado!
Este texto é de caráter informativo. Procure orientação de um Nutricionista.