A síndrome dos ovários policísticos (SOP), é caracterizada por hirsutismo e/ou acne ou alopecia, anovulação crônica, ou seja, não ocorre ovulação, associada a distúrbio menstrual do tipo amenorréia e infertilidade. É uma das desordens endócrinas mais frequentes entre as mulheres que se encontram na idade reprodutiva.
Também estão relacionados com a SOP, a obesidade e a resistência a insulina (RI), pelo menos 50% das mulheres com SOP são obesas e a grande maioria apresenta resistnência insulínica. É importante lembrar que a SOP é um fator de risco para outras doenças importantes como: diabetes mellitus tipo 2, doenças cardiovasculares, obesidade, infertilidade e câncer de endométrio.
O acompanhamento nutricional do paciente com sindrome do ovário policístico deve ter como principal objetivo a redução da resistência insulínica e o controle do peso destes indivíduos. Portanto, a dieta deve ter baixo indíce glicêmico, deve ser rica em fibras e alimentos antioxidadntes e com controle no consumo de gorduras saturadas, visando a diminuição do percentual de gordura corporal e o controle da RI.
Sabe-se também que alguns nutrientes como o zinco, o cromo, o magnésio e a vitamina E, podem comtribuir no acompanhamento nutricional, pois estes nutrientes estão relacionados com a diminuição dos radicais livres.
Sendo assim, uma alimentação saudável pode melhorar os sintomas relacionados a doença e diminuir os riscos decorrentes desta.
Este texto é de caráter informativo. Procure orientação de um Nutricionista.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Gostou? Comenta ai!