A Chia é uma herbácea proveniente da familia Lamiaceae. Planta originária do México e da Colômbia, tem o seu cultivo desde 2600a.C.. Atualmente é cultivada no México, Argentina, Bólivia e Colômbia.
O grão é considerado uma excelente fonte de ômega 3, melhor que a linhaça! Tendo efeito na redução do estado inflamatório, redução da ativação plaquetária e pressão arterial, diminuindo os riscos de doenças cardiovasculares. Contém ainda, fitoesteróis, nutrientes, compostos ativos com ação antioxidante, fibras dietéticas e proteínas de alta digestibilidade.
Comparado à outros grãos, o grão de Chia tem maior quantidade de proteínas (19-23% do grão), que a quinoa (16,5%), a aveia (15,3%) e o amaranto (14,8%).
A capacidade antioxidante da Chia é proveninete de seus compotos antioxidantes como o ácido caféico, ácido clorogênico e flavonóides como a quercetina, mirecetina e o kaempferol, substâncias importantes na prevenção de doenças crônicas não transmissíveis como a obesidade.
O grão apresenta ainda, 41% de fibras dietéticas, que possuem efeitos benéficos sobre a saúde intestinal e reduz a glicemia pós-prandial, aumentando assim, a saciedade. Resultado, você come menos e o seu intestino funciona melhor!
Além de não conter glutén, o grão apresenta baixa alergenicidade, podendo ser usado com segurança para os celíacos e pessoas alérgicas.
A ingestão do grão de Chia tem demostrado conrtole do peso corporal, dos níveis de glicemia e melhora do perfil lipidico e da coagulação.
É importante que o seu consumo seja dentro de uma alimentação equilibrada, permitindo assim, que seus nutrientes possam promover efeitos benéficos.
Para incluir a Chia na alimentação é facil! Pode ser utilizada em sucos, iogurtes, pães e bolos.
Este texto é de caráter informativo. Procure orientação de um Nutricionista.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Gostou? Comenta ai!