A banana é uma das frutas mais consumidas no Brasil. As variedades mais consumidas são: prata, pacovan, maçã, nanica e da terra.
Além da alta concentração de carboidratos, que serve como fonte de energia para o nosso organismo, também apresenta boas concentrações de vitaminas C, D, E, B1 e B2, e dos minerais fósforo, ferro e potássio.
Quando verde, é considerada um alimento funcional, pois quando se cozinha a sua polpa, obtém-se uma grande quantidade de amido resistente.
Este amido resistente é uma forma de amido, que não é digerido pelo estômago e também não é absorvido pelo intestino delgado, tornando-se fonte de energia para bactérias boas para o nosso intestino. E também ajuda a melhorar a absorção de nutrientes, pois mantém a nossa mucosa intestinal saudável.
Além de contribuir para a saúde do intestino, a banana verde traz outros benefícios, tais como:
*Regula o transito intestinal – prevenindo constipação e doenças associadas;
*Ajuda a reduzir o acúmulo de gordura corporal – pela quantidade e tipo de fibra encontrados na polpa, ocorre o aumento da saciedade;
*Atua na prevenção do diabetes – por ser de baixo índice glicêmico, tanto a quantidade de glicose, quanto a quantidade de insula, que é liberada no sangue é menor, prevenindo sobrecarga do pâncreas;
*Ajuda a diminuir o colesterol – pois diminui a produção do colesterol no fígado e aumenta a sua excreção pelas fezes.
A biomassa de banana verde ou a sua farinha pode ser adicionada em bolos, massas, pães, biscoitos e sucos para enriquecer a receita. O produto pode ser encontrado em lojas de produtos naturais.
Suco funcional
Suco de 1 laranja
1 folha de couve
100ml de suco de uva
1 colher de sopa de linhaça
1 colher de sopa de biomassa de banana verde
Bata os ingredientes no liquidificador e tome em seguida. De preferência no café da manhã.
Este texto é de caráter informativo. Procure orientação de um Nutricionista.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Gostou? Comenta ai!